Alguns eventos durante a vida são esperados, outros não. Muitas coisas se passam, boas e ruins. Há a possibilidade de ganhar na loteria, ser escolhido para um bom emprego, receber uma promoção. Da mesma forma, é possível ficar doente, perder o emprego, ter um carro furtado. Esses riscos têm impactos pessoais e patrimoniais. Agir preventivamente, reduzindo os riscos a que estamos expostos, é muito importante. 

Envelhecer é também natural e esperado. Por isso, preparar-se financeiramente para a aposentadoria merece atenção especial. 

Ponha em prática

  • Esteja consciente dos riscos a que estamos expostos. Acidentes, furtos e doenças podem ocorrer, mas dirigir com cuidado, fechar portas e janelas ao sair de casa e passar fio dental são alguns bons exemplos de ações de prevenção aos riscos a que nos expomos.
  • Planeje sua aposentadoria, atentando-se aos vários aspectos da vida. Prepare-se para as atividades que fará após se aposentar. Cuide da saúde física, emocional, mental e financeira. Para conservar a qualidade de vida hoje e no futuro, você precisa estar consciente das suas ações.
  • Faça simulações de planos de previdência nos websites das seguradoras. Ao simular, procure variar o valor com que pretende contribuir, a data de saída (de aposentadoria) e o valor do benefício. Veja em que condição isso melhor pode atender as suas necessidades atuais e futuras.
  • Que tal começar hoje mesmo seu plano para aposentadoria? Pesquise formas de aplicação e planos de previdência complementar. Depois de escolher a melhor opção para o seu caso, aja! É muito comum irmos deixando a ação efetiva para o futuro, que acaba nunca chegando.
  • Analise as vantagens e as desvantagens de ter um plano autoadministrado de aposentadoria. Afinal de contas, somente você pode saber o que é melhor para sua vida e para sua aposentadoria.

 

Para aprender mais

O Banco Central disponibiliza gratuitamente Curso Online de Gestão de Finanças Pessoais e o Caderno de Educação Financeira com Foco na Gestão de Finanças Pessoais. No módulo 6 do Caderno, intitulado Prevenção e Proteção, você poderá:

  • Entender os riscos financeiros e as medidas de prevenção e proteção adequadas para cada situação;
  • Compreender a importância do planejamento financeiro para a aposentadoria, a estrutura do sistema previdenciário nacional e as vantagens e desvantagens de adotar estratégias independentes, sendo o próprio gestor dos seus investimentos.

 

Vídeos relacionados


 

Links relacionados