​​​​​​Histórico

Desde 2002, o Banco Central reúne atores do setor público e privado para debater soluções e articular parcerias que promovam a adequada inclusão financeira do brasileiro. Ao longo desse período, o escopo das discussões foi ampliando-se gradativamente, à medida em que crescia também o reconhecimento dos diversos elementos necessários a uma inclusão financeira de qualidade.

Assim, os primeiros seminários, em 2002 e 2003, tiveram como foco o microcrédito. Entre 2003 e 2008, passou-se a abordar as questões relacionadas a microfinanças e, em 2009, os debates ganharam mais densidade, com os Fóruns Banco Central sobre Inclusão Financeira, reunindo centenas de representantes de diversas instituições e organizações da sociedade civil. Em suas seis edições, os Fóruns consolidaram-se como espaço privilegiado de discussão sobre inclusão financeira e contribuíram para amadurecer o debate que agora ruma em direção à cidadania financeira.

Este caminho teve sequência em 2015, quando o Fórum ampliou seu escopo e consolidou-se como Fórum de Cidadania Financeira, com pilares na educação, proteção e inclusão financeira da população. 

Consulte abaixo mais informações sobre as edições e os objetivos dos Fóruns Banco Central sobre Inclusão e Cidadania Financeira.

Fórum de Cidadania Financeira

 

​2015 - I Fórum de Cidadania Financeira

O I Fórum de Cidadania Financeira marca a evolução dos debates realizados nas edições anteriores do Fórum Banco Central sobre Inclusão Financeira. Com escopo ampliado, o evento discutiu as questões relacionadas à cidadania financeira e a seus pilares: a educação, a proteção e a inclusão financeira da população.

- Programação e apresentações
- Confira as fotos do evento

 

Fórum de Inclusão Financeira

2014 - VI Fórum

Apresentar e debater os avanços e os desafios na promoção da inclusão financeira no Brasil e no mundo, com destaque especial para as inovações em relação a instrumentos de poupança e ao provimento de crédito para os micro e pequenos empresários.

Programação e apresentações

2013 - V Fórum

Apresentar e debater avanços e desafios na promoção da inclusão financeira dos cidadãos, discutindo, especialmente, a importância da educação financeira, da proteção e da inovação nesse processo.

Programação e apresentações

2012 - IV Fórum

Apresentar e discutir o andamento das ações do Plano de Fortalecimento do Ambiente Institucional no âmbito da Parceria Nacional para Inclusão Financeira. O evento também é ambiente para debater a atuação das cooperativas de crédito, celebrando o Ano Internacional das Cooperativas.

Programação e apresentações

2011 - III Fórum

No âmbito dos esforços governamentais para inclusão social da população, lançar e debater a Parceria Nacional para Inclusão Financeira (PNIF), a fim de promover a adequada inclusão financeira no Brasil, na busca de um sistema financeiro sustentável, eficiente e inclusivo. A PNIF, alinhada aos princípios para inclusão financeira inovadora do G20, visando à articulação de atores públicos e privados no processo, tem como pilares três grupos de ações interconectadas:

  1. diagnóstico do mercado;
  2. marco regulatório para inclusão financeira;
  3. educação financeira e proteção ao consumidor de serviços financeiros.

Programação e apresentações

2010 - II Fórum

Construir agenda para promoção de adequada inclusão financeira no Brasil, por meio de parcerias, em busca de um sistema financeiro sustentável, eficiente e inclusivo.

Programação e apresentações

2009 - I Fórum

Consolidar diagnóstico a respeito das microfinanças no Brasil e promover parcerias, a fim de alavancar projetos que contribuam para a inclusão financeira no Brasil, na busca de um sistema financeiro sustentável e inclusivo.

Programação e apresentações

​Outras​ Edições