O que?

 

A política de desenvolvimento, uso e distribuição de conteúdos e produtos no âmbito do Programa Cidadania Financeira é regulamentada pela a Portaria nº 84.335, de 6 de março de 2015.

 

Para saber como utilizar e distribuir os materiais, leia abaixo as principais perguntas e respostas sobre o tema.

 

Perguntas frequentes

 

1) Para quem se destina a política de desenvolvimento, uso e distribuição de conteúdos e produtos no âmbito do Programa Cidadania Financeira?

Para todos que possuam interesse em usar e distribuir conteúdos e produtos desenvolvidos no âmbito do Programa Cidadania Financeira do Banco Central do Brasil. Também se destina a colaboradores externos que possuam interesse em atuar em conjunto com o Banco Central no desenvolvimento de materiais de Cidadania Financeira.

 

2) Os materiais do Programa Cidadania Financeira podem ser reproduzidos?

Sim. Os materiais do Programa Cidadania Financeira são elaborados para distribuição gratuita, podendo ser reproduzidos total ou parcialmente. Sempre é necessário que a fonte seja citada e é vedado o uso para fins comerciais. Não é permitida a criação de obras derivadas do conteúdo desses materiais, sem autorização expressa do BC.

Assim, permite-se a reprodução total ou parcial sem fins lucrativos das publicações do Programa Cidadania Financeira, desde que observados os direitos autorais do BCB, a preservação da integridade das informações e a citação da fonte. Saiba mais sobre os direitos autorais do Banco Central

O Programa de Cidadania Financeira utiliza a licença Creative Commons Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas (by-nc-nd),

 

3) O que é Creative Commons?

É uma licença de direitos autorais que visa a autorização padronizada de utilização de determinada obra intelectual.

O Programa de Cidadania Financeira utiliza a licença Creative Commons Uso Não Comercial – Não a Obras Derivadas (by-nc-nd), que permite a redistribuição dos materiais, desde que citada a autoria, não sendo permitida a modificação das obras de nenhuma forma, nem sua utilização para fins comerciais. 

Clique aqui para maiores informações sobre a licença

 

4) Posso solicitar publicações físicas dos materiais do programa Cidadania Financeira que constam no site Banco Central?

Exemplares das publicações que constam no sítio do Banco Central poderão ser solicitados pelo link Fale Conosco ou via postal: SBS – Quadra 3 – Bloco B – Edifício Sede – 1º ss – Depef.

O pedido deve conter as seguintes informações:

  1. a) Nome completo e nº de inscrição no CPF ou CNPJ;
  2. b) endereço completo, telefone(s) e e-mail de contato;
  3. c) nome do diretor ou responsável pela instituição (se for o caso);
  4. d) título(s) da(s) publicação (ões) solicitada(s), bem como sua quantidade; e
  5. e) finalidade.

 

5) Existe limite máximo para o atendimento de demanda por materiais?

Sim. Em princípio, havendo disponibilidade, serão observados os seguintes limites:

I – escolas públicas: até 100 unidades de cada publicação;

II – escolas particulares: até 50 unidades de cada publicação;

III – outras instituições: até 50 unidades de cada publicação; e

IV – pessoas físicas: até um exemplar de cada publicação. 

Poderá haver atendimento a pedidos com quantidades superiores, desde que haja disponibilidade e autorização da chefia do Departamento de Educação Financeira do Banco Central.

 

6) Um patrocinador ou apoiador que imprima materiais do Programa Cidadania de Financeira pode inserir no material sua marca, sigla ou logotipo? 

Sim. Quando se tratar de iniciativa alinhada à Estratégia Nacional de Educação Financeira, o Departamento de Educação Financeira poderá autorizar a inserção.

O pedido de autorização de inserção de marca, sigla ou logotipo do patrocinador ou apoiador deverá ser encaminhado para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

7) Onde posso obter mais informações sobre o Programa Cidadania Financeira?

Você pode acessar o texto integral no site do BC. 

 

8) Existe algum canal para tirar dúvidas?

Você pode encaminhar uma mensagem por meio do campo Fale Conosco, no link Fale Conosco.

Topo