O Registrato – Extrato do Registro de Informações no Banco Central – é um sistema que fornece ao cidadão, gratuitamente, relatórios com informações pessoais, disponíveis em dois cadastros do Banco Central:

 

 

 

Cadastro de Clientes do Sistema Financeiro (CCS): mostra o nome de todos os bancos com os quais o cliente possui relacionamento, como conta-corrente e poupança.

Sistema de Informações de Crédito (SCR): contém informações sobre o conjunto dos empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito do cliente, acima de $1.000,00.

Ao facilitar o acesso do cidadão a relatórios sobre seus relacionamentos e sobre a totalidade de suas dívidas para com o sistema financeiro, o Registrato pode contribuir para melhorar a gestão de finanças pessoais.

Pode também ajudar a quem é bom pagador e esteja com baixo nível de endividamento a obter empréstimos e financiamentos em condições mais favoráveis.

Atenção: as informações do cliente só podem ser fornecidas a ele mesmo ou a alguém autorizado por ele.

Embora os relatórios do Registrato sejam produzidos pelo Banco Central, os dados apresentados são de inteira responsabilidade das instituições financeiras.

 

Acesso ao Registrato 

O Registrato está disponível no site do Banco Central do Brasil, na área Perfil Cidadão, no link relativo a Cadastros, Sistemas e Certidão Negativa. 

O endereço eletrônico é: http://www.bcb.gov.br/?REGISTRATO

 

Credenciamento no Registrato

Há três maneiras de se credenciar no Registrato.

  • Uma delas é o credenciamento on-line, disponível aos clientes que utilizam o Internet Banking de seus bancos. 

 Basta seguir os seguintes passos: 

 

1) obter frase de segurança na página eletrônica do Banco Central: preencha seus dados e copie a frase de segurança fornecida;

A frase é válida por 48 horas e poderá ser utilizada somente uma vez. Se o prazo de validade expirar, o cliente deverá solicitar nova frase de segurança.

2) acessar seu Internet Banking: na página do seu banco, clique em Registrato e valide a frase de segurança copiada; 

3) cadastrar: com a frase de segurança validada por seu banco, faça o cadastro para obter a senha de acesso. 

4) acessar o Registrato. Para isso, deverá usar sua senha.

  • Outra maneira é o credenciamento presencial. O cliente que não utiliza o Internet Banking deve se dirigir a uma das representações do Banco Central, levando sua identificação pessoal, para efetuar seu cadastramento. Será fornecida, então, a senha de acesso ao seu extrato no Registrato pela internet. 
  • Outra é destinada aos clientes que possuem certificação digital. Basta inserir o token no computador para comprovar a identidade e fazer o cadastro na página https://www7.bcb.gov/apf/, para obter a senha e acessar o sistema.   

Norma relacionada: Circular BCB nº 3.728, de 2014.

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